Aos 72 anos, aposentado viaja 45 minutos por dia para aprender a ler e ajudar esposa com câncer
Conheça a história de Euvaldo, que aos 72 aprende a ler e escrever para ajudar a esposa
O Brasil tem 9,1 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não são alfabetizados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Santa Bárbara d'Oeste, no interior de São Paulo, um aposentado de 72 anos decidiu sair dessa estatística.
Há quatro meses, Euvaldo João de Oliveira realiza, diariamente, uma viagem de ônibus de 45 minutos até uma escola para aprender a ler e escrever. O motivo é um gesto de amor: ajudar sua esposa, que está com câncer.
"Perguntei por que ele faltou. Ele falou que tinha ido acompanhar a esposa dele, em Piracicaba, na médica. E foi aí que ele se abriu e falou que ela tinha um câncer. O objetivo dele de voltar a estudar e ler e escrever é ajudar a ler uma receita médica, a ler uma bula médica e entender o que o médico está pedindo para ser feito com ela", conta a professora dele, Daniele Rodrigues.
"Você sabe ler bem, você pega a receita médica, você lê a receita médica, você lê o exame, você lê tudo [...] A gente consegue dar uma ajuda para ela. O que eu quero é isso aí, né? Eu vou sentir bem melhor", diz o aposentado.
Siga o g1 Piracicaba no Instagram 📲
Euvaldo se tornou um exemplo para colegas de sala
Reprodução/ EPTV
'Ele cuida de mim'
Euvaldo está casado com a aposentada Carmen de Oliveira há 50 anos. Sua esposa destaca o cuidado que o companheiro tem com ela no dia a dia.
"Já pensou você doente? Tem marido que não liga, não está nem aí. E ele não, ele cuida de mim, sabe? Cada vez que eu vou para Piracicaba, vai um dos meus filhos e ele junto. Eu acho muito bom que ele estuda, que fica sempre comigo, me acolhe. Quando vai para o mercado, ele vai junto", relata ela.
"Eu achei, assim, uma forma muito carinhosa, uma prova de amor muito grande o que ele fez por ela. E os alunos sentiram isso também, então, acolheram ele muito nessa fase da vida dele que ele está passando", conta a professora.
Euvaldo e Carmen estão casados há 50 anos
Reprodução/ EPTV
Superação após dificuldades na infância
Euvaldo conta que não conseguiu estudar quando era criança. "Se eu tivesse chance antes, eu vinha. Não tinha esse negócio de estudar. Não tinha, não. Minha infância era trabalhar".
Hoje, no entanto, ele é considerado um exemplo por sua professora.
"Ele não falta, pode estar chovendo. Pode estar frio, pode estar o que for. Ele está sempre aí, sempre disposto. Muitas pessoas, até mais novas, não têm mais interesse. E ele, mesmo com a idade, tem toda aquela disposição, ele tem toda aquela coragem de estar aqui todo dia enfrentando um problema, estar ali querendo aprender e se dedicando. Então, é um grande exemplo", detalha a educadora.
Disposição do aposentado durante as aulas é elogiada pela professora
Reprodução/ EPTV
Ao conheceram a história, colegas de sala de Euvaldo também passaram a admirá-lo.
"Ele quer ser um guerreiro, ele quer ser um lutador, né? É um exemplo de vida para cada um da gente", elogia o pedreiro Damião Geraldo dos Santos, outro aluno da turma.
Euvaldo realiza viagens diárias de 45 minutos de ônibus para estudar
Reprodução/ EPTV
Veja mais notícias da região no g1 PiracicabaFONTE: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/11/15/aos-72-anos-aposentado-viaja-45-minutos-por-dia-para-aprender-a-ler-e-ajudar-esposa-com-cancer.ghtml