Homem condenado por matar companheira e esconder corpo em bueiro em Santa Bárbara morre após passar mal na prisão
Vítima e o rapaz preso pelo feminicídio
Reprodução
Após passar mal na prisão, morreu José Albert Menezes Santos, de 24 anos, condenado por matar a companheira, Maria Carolina Almeida Vieira, de 26 anos, e esconder o corpo da vítima em um bueiro, em Santa Bárbara d'Oeste (SP).
O crime ocorreu em setembro de 2023 e a condenação foi a 33 anos de prisão, em júri realizado em abril deste ano.
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que, no último dia 5 de novembro, José Albert passou mal na unidade, foi atendido e encaminhado a um hospital da região, onde morreu três dias depois.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
"O Serviço de Assistência Social do Complexo Penal de Potim tem prestado todo o apoio à família, inclusive intermediando, com o serviço social do município, a cobertura das despesas de translado e sepultamento. O preso não indicou a existência de parentes em seu rol de visitas, o que dificultou o contato inicial", acrescentou a pasta.
A secretaria também informou que o sepultamento ainda vai ocorrer. E que foi instaurado procedimento apuratório para verificar as circunstâncias do ocorrido. Mais informações sobre questões de saúde não foram fornecidas por direito ao sigilo médico.
ARQUIVO: suspeito de matar mulher e esconder corpo em bueiro é preso em Santa Bárbara d'Oeste
Entenda o caso
O crime ocorreu em setembro de 2023, segundo informações da Polícia Civil na época. O corpo de Maria Carolina foi encontrado em bueiro do Jardim Pérola, em Santa Bárbara, quando o funcionário de uma empresa fazia a manutenção no local.
Moradores da região informaram à EPTV, afiliada da TV Globo, que um forte cheiro era sentido no local havia cerca de um mês.
O acusado foi preso em outubro de 2023. Na ocasião, o delegado do 3º Distrito Policial, Gabriel Fagundes Toledo Netto, informou à EPTV que o casal teve uma discussão em 18 de setembro daquele ano, após ele desconfiar de uma suposta traição.
"Ele pegou-a pelo pescoço, mediante uma chave de braço, e acabou asfixiando a amásia dentro do imóvel do casal. Permaneceu cerca de três horas com o corpo da residência e 2h, já do dia 19 de setembro, foi até uma tampa de bueiro, abriu a tampa que estava desencaixada, e jogou o corpo dentro da galeria. Então, ela ficou dentro da galeria pluvial desde 19 de setembro", detalhou.
Ele também informou que o suspeito foi localizado após um trabalho de investigação, no local onde trabalha, e confessou o crime.
Viaturas no local onde o corpo foi encontrado, em Santa Bárbara d'Oeste
Arquivo pessoal
A pena aplicada a José Albert no julgamento ainda previa multa e indenização de 100 salários mínimos para os filhos da companheira.
Na época da condenação, o advogado de defesa, Gustavo Mayoral Guimarães, afirmou ao g1 que faltavam "elementos investigativos contra o acusado", que houve "violações graves no curso da ação e também na audiência de júri" e que tinha recorrido contra a sentença.
VÍDEOS: veja outros destaques da região
.
Veja mais notícias no g1 PiracicabaFONTE: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/11/12/homem-condenado-por-matar-companheira-e-esconder-corpo-em-bueiro-em-santa-barbara-morre-apos-passar-mal-na-prisao.ghtml