Caminhões derrubam concreto em ladeira de Pinheiros e causam transtornos a moradores e motoristas
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Betoneiras derrubam concreto e deixam ladeira escorregadia em Pinheiros
Carros derrapando, sujeira na rua e uma camada de pó que cobre carros e objetos dentro das casas. Essa é a rotina de transtornos dos moradores de uma rua do Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Esses problemas em cascata são causados pelo derramamento de concreto por caminhões betoneira, que nem deveriam passar pela região.
A Rua Francisco Isoldi é íngreme e tem placas alertando que é proibida a circulação de caminhões. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), betoneiras podem passar por ali apenas com autorização especial — o que não tem sido o caso.
Assim que uma betoneira passa, o concreto cai e gruda no asfalto. Quando o cimento seca, a via fica escorregadia e os carros derrapam. Muitos não conseguem subir a ladeira e precisam até mesmo retirar parte da carga para concluir o trajeto.
Moradores relatam que acionam a CET constantemente. Assim que os agentes de trânsito chegam ao local, contam, o desrespeito acaba, mas a circulação de caminhões retorna assim que os guardas deixam a região.
Carros têm dificuldade para subir rua do Alto de Pinheiros por causa do concreto derrubado por betoneiras
Reprodução/TV Globo
Problema antigo
Caminhão derruba concreto e restos de construção em rua de Pinheiros
Esse problema não é novo. Ele ocorre desde 2023, quando o Bom Dia SP fez uma reportagem sobre o mesmo desrespeito.
Desta vez, os moradores registraram três casos de derramamento de concreto na via em apenas uma semana. O último ocorreu na última quinta-feira (6), quando uma betoneira da empresa Cortesia Concretos foi flagrada derrubando material na Rua Francisco Isoldi. Na terça (4), foi a vez de um caminhão da Polimix.
No dia 29 de outubro, um caminhão também da Cortesia Concretos, já tinha sido flagrado derrubando material na rua.
Procurada, a empresa Cortesia Concretos informou em nota que “a limpeza do local já foi devidamente realizada e que a situação foi prontamente normalizada”. A companhia disse que o motorista responsável pelo despejo irregular já foi identificado e passará por treinamento para “prevenir qualquer reincidência e aprimorar nossos procedimentos operacionais”.
A empresa Polimix não respondeu aos questionamentos do Bom Dia SP.
Moradores tentam limpar a rua
Depois da passagem desses caminhões, os moradores até usaram água para tentar limpar a sujeira, mas ainda ficou bastante concreto preso no asfalto. As imagens mostram o resultado: diversos carros derrapando e muita sujeira dentro das casas.
Os móveis e carros estacionados nas garagens na região ficam completamente cobertos de uma poeira branca e espessa.
A gente não consegue respirar. A casa fica uma sujeira
O que diz a Prefeitura
Por meio de nota, a Subprefeitura de Pinheiros informou que "o derramamento de concreto em via pública configura descarte irregular e é passível de multa".
A administração informou ainda que a fiscalização na rua foi reforçada, "mas até o momento não houve flagrante do descarte irregular".
A prefeitura orientou que as pessoas podem denunciar esse derramamento de concreto em via pública pelo telefone 156. É importante guardar fotos ou vídeos, com data e horário, para comprovar a irregularidade.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) disse ter aplicado 194 multas por descarte irregular de nata de concreto em vias públicas em 2025.
Betoneira derruba concreto em rua do Alto de Pinheiros
Reprodução/TV Globo