São José vai realizar operação de combate ao mosquito da dengue na Zonas Norte e Leste neste sábado (18); confira os bairros
17/01/2025
Nas três primeiras semanas de janeiro, a cidade registrou 62 casos confirmados de dengue e outros 1.220 estão sob investigação. São José dos Campos realiza operação de combate à dengue na zona leste da cidade nesta semana
Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos vai realizar uma operação de combate à dengue nas Zonas Norte e Leste da cidade neste sábado (18). Na ação, os moradores poderão descartar materiais inutilizados, para que a prefeitura recolha e dê o destino correto, evitando que o objeto se torne um possível criadouro para o mosquito da dengue.
Os locais foram selecionados com base na primeira Análise de Densidade Larvária do ano, que, embora ainda esteja em curso, já apontou a necessidade de uma ação nessas regiões.
Na região leste, os bairros visitados no sábado são: Jardim Primavera, Bairrinho, Jardim Santa Hermínia, Cumbucá, Vila Matilde, Portal do Céu, Jardim Ebenezer, Jardim Santa Lúcia, Jardim Santa Rita e Jardim Majestic.
Já na Zona Norte, a ação será feita no Freitas, Vila Paiva II, Buquirinha, Mirante do Buquirinha, Vila Paiva, Vila Cândida, Jardim Matilde, Altos da Vila Paiva, Altos de Santana, Vila Dirce, Jardim Telespark e Vila Sinhá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os moradores dos bairros deverão deixar os materiais que possam servir de criadouros (latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água) em frente aos imóveis, das 7h às 12h, para que seja feito o recolhimento.
O objetivo da ação é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de materiais inservíveis e diminuir a disponibilidade de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, Zika e Chikungunya.
Em 2024, nas três primeiras semanas de janeiro, o município teve 464 casos confirmados de dengue, enquanto neste ano, no mesmo período, a cidade registrou 62 pacientes com a doença e outros 1.220 casos estão em investigação. Apesar da queda nos números, é necessária a realização de ações para que não haja outra epidemia.
Vale destacar que os dias quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas e é fundamental que a população também se conscientize e redobre a atenção dentro e fora de casa.
Cuidados necessários
Não acumule entulho ou lixo
Não deixar água parada
Usar telas em janelas
Prevenir a proliferação do mosquito
Descartar pneus velhos no local correto
Colocar areia até a borda dos pratinhos das plantas
Manter as calhas sempre desobstruídas
Deixar a caixa-d’água sempre fechada e limpa
Principais sintomas da doença
Dor de cabeça
Febre alta de 38°C
Dor no corpo e articulações
Falta de apetite
Fraqueza
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas no corpo
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo) da prefeitura.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina